sábado, 7 de setembro de 2013

ÉPOCA 76/77 JOGOS MEMORÁVEIS

Depois de na primeira jornada o Estrela ter vencido em Portalegre o Alba, por 7-0 e o GD Portalegrense ter sido derrotado por 3-0 na Covilhã...gerou-se alguma expectativa para a segunda jornada em que o Estrela acabou derrotado no Norte, em S.João da Madeira ( ante a Sanjoanense) por 1-0...enquanto o GD Portalegrense voltava a ser derrotado desta feita ante o favorito CD Feirense, que, no final, haveria de vencer a zona centro em igualdade pontual com o Estrela, e subir assim à 1ª Divisão Nacional.

Eis a ficha do jogo de Portalegre, em que o Feirense venceu por 2-1.
Estadio Municipal de Portalegre em 12 de Setembro de 1976

GD PORTALEGRENSE 1 CD FEIRENSE 2


G. D. Portalegrense: Trindade; Nelo, Catinana, Nozes e Mendes; Lopes, Carolino e Graça; Arnaldo Jose, Orivaldo e Jordão.

C D. Feirense: Pinto; Portela, Candido, Sobral e Leão; Acácio, Parra e Germano; Bites, Serginho e Henrique.

Ao intervalo o resultado era de 1-0 para o GD Portalegrense, golo de Orivaldo aos 30 minutos de jogo.
Na segunda parte os visitantes aproveitando algum desacerto da defensiva local, haveriam de colocar-se na posição de vencedores, com golos marcados aos 70 e 73 minutos.
Triunfo lisongeiro para os visitantes, já que o Portalegrense foi ao longo dos 90 minutos a melhor equipa em campo e só as duas falhas defensivas, superiormente aproveitadas pelo brasileiro Serginho, impediram que os dois pontos tivessem ficado em Portalegre.


ACAD. VISEU 1 GD PORTALEGRENSE 2


Na terceira jornada, o GD Portalegrense foi a surpresa da ronda, ao vencer no Fontelo o Academico de Viseu, por 2-1, depois de estar a perder por 1-0 e obter os dois golos em inferioridade numérica, por expulsão de um central, o brasileiro Mendes.
Grande mérito e brio para os portalegrenses pela forma estóica como se bateram ante um forte e candidato adversário, como era o Academico de Viseu.

AC Viseu: Luis Almeida; Jose Manuel, Bernardo, Sousa e Pelezinho; Eduardo e Serrão ( Moreno); Penteado, Cavaleiro,(Ilidio) Félix e Bastos.

GD Portalegrense: Trindade; Nelo, Catinana, Mendes e Rodrigues; Milton, Carolino e Norma; Arnaldo, Orivaldo e Jordão.


ESTRELA 4 UNIÃO TOMAR 3


Sob a arbitragem de Antonio Garrido da AF Leiria, as equipas foram as seguintes:
SC Estrela; Chapely;  Esp.Santo, Figueiredo, Gancho e Rodrigues; Jaime (Nene) Aderito e Leitão; Betinho, Alvaro e Prieto ( Belo Gonçalves)

U. Tomar: Marito; Graça, Faustino, Alcino e Alexandre; Paulo (Varela), Barrinha e Sarmento; Camolas, Pinto e Caetano.

Ao intervalo 1-3.
Marcadores: pelo U. Tomar,  Camolas (2, 12, e 23 minutos, o ultimo de penalty).
pelo Estrela: Betinho aos 35, Leitão 57 e 59 (ambos de penalty) e Adérito aos 72 minutos.

O União de Tomar veio a Portalegre com uma super equipa, recheada de valores, a maioria dos quais já com muita tarimba de 1ª Divisão e entrou de tal forma no jogo que, aos 23 minutos já vencia por 0-3, com um hack trick do conhecido Camolas.
Aos 35 minutos o Estrela reduziu para 1-3 e na segunda parte os da casa fizeram uma recuperação impensável com mais três golos de rajada ( dois deles de penalty) num impressionate caudal ofensivo  a denotar um querer e uma determinação que rendeu o Municipal a um dos mais emocionantes jogos ali disputados...e aos 70 minutos o Estrela já vencia por 4-3...ante a passividade e surpresa da defensiva visitante.
O "mundialista" Antonio Garrido foi o árbitro da partida e no final não evitou algum "sururu" motivado pelos protestos dos visitantes que se consideravam prejudicados nos penaltys marcados a favor do Estrela...nesses protestos o jogador Graça, haveria mesmo de ser expulso por se ter excedido em razões com o árbitro.


ESTRELA 8 TORRES NOVAS 1


Jogo no dia 6 de Março de 1977 no Estádio Municipal com arbitragem de Ismael Baltasar.
22ª Jornada

Estrela: Chapelly; Espirito Santo, Figueiredo, Gancho e Rodrigues; Jaime, Nene(Belo Gonçalves) e Louro( Falcão); Aderito, Betinho e Prieto.

Torres Novas; Arnaldo; Nito, Fragata, Simões e Nicolau(Laureano); Tuna, Paulo e Real  ( João Mané): Carolino, Oliveira e Zeca.

Ao intervalo 4-1
Golos: Adérito ( 18,29 e 65), Betinho (7 e 58) Belo Gonçalves (70 e 83) Prieto (30)
 Zeca marcou pelo Torres Novas (10´)

Uma das melhores exibições que o Estrela fez neste campeonato, num jogo em que obteve oito golos e outros tantos ficaram por marcar...não fora a excelente exibição do guarda redes torrejano Arnaldo, que foi o melhor homem em campo.
Boa arbitragem.


UNIÃO LEIRIA 1 ESTRELA 1

23ª JORNADA 20 de Março de 1977
Estadio Municipal de Leiria (Campo de Treinos)
Arbitro: Francisco Lobo de Setubal

U.Leiria: Cardoso; Dinis, Ugietti, Jose Luis e Familiar; Lobo, Germano e Arlindo; Adriano, Paiva (Fanha) e João Carvalho.

Estrela: Chapelly; Esp.Santo, Jaime, Gancho e Rodrigues; Leitão, Betinho e Néne (Belo);  Aderito, Prieto e Louro (Nina).

Ao intervalo 1-0
Golos: Adriano aos 16 e Jaime aos 59.

Num jogo muito equilibrado o resultado aceita-se, embora os leirienses na parte final do desafio tenham sido superiores, altura em que criaram algumas oportunidades de golo que só por manifesta infelicidade não foram concretizadas.
O Estrela apostou muito na zona intermédia do terreno, onde os seus médios, muito bem dotados fisica e tecnicamente, ganhavam a maioria dos lances divididos.
Arbitragem muito difícil num jogo em ambiente de "cortar à faca "...




Sem comentários: